À Conversa sobre… Lucuma!
- Catarina Claudino
- 15 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

O que é?
A lúcuma (Pouteria lucuma) é uma árvore da família das sapotáceas originária dos vales andinos do Peru. É cultivada por seu fruto, empregado na gastronomia, sobretudo na confecção de sobremesas e sorvetes. Uma vez pronto para consumo a polpa é de cor amarela-alaranjada, seca a amilácea, e muito doce.
Constituição?
Pelo seu alto conteúdo de amido, a polpa pode ser secada para conservação; rende uma farinha não perecível, muito doce e nutritiva, que concentra o ferro, o betacaroteno e a niacina contidos na fruta. Pode também ser congelada por períodos prolongados.
Propriedades?
Adoçante natural com baixo índice glicémico. Tanto a lucuma como o seu pó são consideradas alternativas saudáveis para substituir o açúcar em bebidas e receitas doces.
Rica em antioxidantes. Ajuda no combate a algumas doenças e previne o envelhecimento.
Fonte de hidratos de carbono fornecedores de energia.
Fornecedora de vitaminas e minerais, tais como a vitamina B3, o ferro, cálcio e bastante fibra.
Como usar?
A lucuma tanto pode ser ingerida inteira como em pó. Qualquer que seja a forma preferida, traz um sabor muito agradável à receita e pode ainda melhorar a consistência da mesma (bolos, panquecas, gelados…).
Composição nutricional

Receita
- Bolo de caneca sem glúten adoçado com lucuma
10g de lucuma
30g polvilho doce
15g farinha de oco
10g pepitas cacau cru
Canela
1 ovo
Bebida de amêndoa qb (para acertar textura da massa)
- 1 colher de café de fermento em pó
Bater todos os ingredientes com um garfo, colocar numa caneca ou outro recipiente que possa ir ao microondas e cozinhar em potência máxima cerca de 6 minutos)


Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
تعليقات