top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

Pão…amigo ou vilão?

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 22 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura


Na realidade nas inúmeras consultas que faço de obesidade o pequeno-almoço mais caraterístico dos portugues

es é um galão com leite meio gordo (ou agora, na moda, as bebidas vegetais) e açúcar e uma torrada com manteiga (ou agora, na moda, o creme vegetal).


Ora…não entrando em pormenores, um pequeno-almoço deste tipo, riquíssimo em hidratos de carbono e gorduras, com muito pouca proteína, diz muito do porquê da prevalência de obesidade.


Não que o pão seja um vilão, de todo. Dependendo do pão, este consumido com moderação, e principalmente em certas faixas etárias, pode ser aliado de uma alimentação equilibrada. O ideal é substituir o branco, por pães não tão refinados, como o pão de mistura, centeio, integral, de aveia… pois tem maior quantidade de fibras, reduz a velocidade da digestão e aumenta a saciedade, tão importante em planos de restrição calórica para perda de peso. No entanto, um alerta para estes pães mais escuros, que se forem enriquecidos com sementes, melaços e afins, aumentam e muito o valor calórico.


Na moda estão agora os pães proteicos, embalados. Não escondendo que têm alguns conservantes, eles podem ser uma opção interessante, pelo teor reduzido em hidratos de carbono, dentro de uma dieta equilibrada. Leitura de rótulos mais uma vez importante.


Que pão optar?

Na minha opinião, irá sempre depender do objetivo. Para as crianças em crescimento, para pessoas sem nenhum objetivo de peso em especifico que queiram ter uma alimentação saudável no geral, um pão feito em casa será sempre a minha escolha. Aqui a máquina de fazer pão é a minha aliada. Em 5 minutos preparo a mistura para o pão (uso farinha de centeio ou de aveia, farinha de trigo 65, sementes, água, sal marinho e fermento fresco de padeiro), sem conservantes, e programo a máquina para de manhã ter pão quente e fresquinho. Claro que fica rijo muito mais cedo, mas aí opto por congelar fatiado e fica maravilhoso para ir usando no dia a dia.


Pães de compra, gosto particularmente de pão de centeio tipo alemão biológico (já à venda em diferentes superfícies), embora reconheça que tem um sabor muito caraterístico que nem todos gostam… adoro barrado com queijo cottage por exemplo, ou queijo fresco ou mesmo ovo mexido sem gordura.


Pão embalado... Depende mais uma vez, e aqui já começam a existir alternativas mais simpáticas. O preço é apelativo para pessoas que têm dificuldades económicas. Mas aqui ensinar também que existem alternativas bastante saudáveis e até mais em conta é importante (por exemplo o uso de flocos de aveia). Grande mito dizer que fazer uma alimentação saudável fica muito dispendioso. Tudo uma questão de organização e gestão acertadas.


Pão de padaria…é um mundo! Daí ser sensato perceber a lista de ingredientes e ter sempre em conta o vosso objetivo. Numa dieta para perda de peso, existem outras opções muito mais vantajosas em termos de composição nutricional e de saciedade, mas mais uma vez depende de pessoa para pessoa. O mais importante será sempre personalizar.


E por aí são fãs de pão?


Eu confesso que mais do que bolos e afins, o pão sempre foi a minha perdição desde criança. No entanto, no presente não tenho hábito de consumir. Faço em casa, para a família, mas no meu caso opto por opções com aveia, como waffles e panquecas, sem adição de açúcar.


Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page