top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

Vamos preparar o natal?

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 13 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura




Adoro este mês de Dezembro…apesar de muita coisa na minha vida, reaprendi a acreditar que este é um mês mágico, onde tudo é possível, onde o amor, a alegria, a serenidade, a esperança podem reinar. Uma altura de redefinir objetivos e prioridades na nossa vida, de estar e presentear quem de alguma forma marca o nosso caminho...de nos sentarmos à mesa e à lareira, a conversar e a comer as tão belas tradições portuguesas!


E desengane-se quem acha que vou aqui referir receitas mais saudáveis para a ceia natalícia, falar de quantas calorias tem uma filhós de abóbora, uma fatia de bolo-rei… nada disso! As tradições são sempre bem-vindas, são aqueles sabores que nos transportam para a nossa infância! Não é um dia no ano que faz diferença em ter um estilo de vida saudável, e a isto se chama equilíbrio!


Existem estudos interessantes que referem que os portugueses a cada natal que passam aumentam de peso, que depois não conseguem perder… eu respondo que o problema não está no dia de Natal, mas no mês de dezembro essencialmente. São jantares e convívios atrás uns dos outros, presentes com “gordices” umas atrás das outras, salas de trabalho cheias de doces, bolos e chocolates… e a maioria das pessoas não resiste e vai petiscando aqui e acolá… óbvio que este excedente calórico vai se refletir na balança, até porque não compensam com o aumento do gasto energético.


Este mês falarei essencialmente de várias temáticas relacionadas com o natal e este primeiro post pretende alertar para esta mensagem. Saber fazer escolhas, saber dizer que não, assumir a nossa postura de equilíbrio. Não interessa o que os outros pensam ou julgam…quem gostar de nós verdadeiramente, terá de respeitar e aceitar que queiramos viver assim, escolhendo o momento certo para fazer as coisas. Aí, vos digo…esses momentos escolhidos iremos vivê-los muito mais intensamente, saboreá-los por inteiro, sem reservas!


E um conselho que remete para o post futuro…porquê oferecer constantemente chocolates/doces e afins? Porque não outras alternativas, mais personalizadas, feitas por nós? Pensem em algo que se ajeitem a fazer…o valor emocional nessa oferta será muito maior do que chegar a um supermercado e comprar a primeira caixa de chocolates, só porque sim ☺



 
 
 

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page