Se a horta nos dá… laranjas!
- Catarina Claudino
- 8 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Laranjas, um fruto que apesar de termos acesso o ano inteiro é nesta altura que elas vêm em força!
É um fruto híbrido que teria surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países.
O cultivo da laranja é um negócio significativo e uma importante parte das economias de vários países e regiões europeias, entre os quais Espanha, Itália, Roménia e a região do Algarve, em Portugal. Nos outros continentes, encontramos produção significativa na África do Sul, Angola, Zimbabué, nos estados da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, na América do Sul principalmente na Argentina e no Brasil, sendo este último o maior produtor do mundo, concentrando grande parte da produção na cidade de Itápolis, em São Paulo e o distrito Riverina, em Murray River, na Austrália.
Valor Nutricional

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.
Ajuda na absorção de ferro: a vitamina C aumenta consideravelmente a absorção de ferro. Por isso um ótimo truque é comer uma laranja no final de uma refeição de carne, por exemplo.
Função antioxidante: a laranja contém vitamina C, flavonóides e betacaroteno, que, em conjunto, ajudam a prevenir doenças vasculares, cardíacas, degenerativas, aterosclerose, entre outras.
Mantém a pele saudável e previne o envelhecimento precoce: por ser rica em vitamina C, que ajuda a formar o colagénio.
Reduz o colesterol alto, por ser rica em pectina: uma fibra solúvel que dificulta absorção de colesterol no intestino.
Composição nutricional
Como consumir?
Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo, que tem a desvantagem de não possuir as fibras que existem na fruta fresca.
As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas.
A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor.
O albedo, a camada branca interior da casca, de dimensão variável, raramente é utilizado, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.
Receitas:

Panqueca de aveia, coco e laranja
30g farinha de aveia
20g farinha de coco
20g de farinha de milho
Sumo de meia laranja
100mL de bebida de amêndoa
1 colher de café de canela e de fermento em pó
Triturar tudo com a varinha mágica, e fazer as panquecas em frigideira anti-aderente, cozinhando dos dois lados.
Perna de peru no forno com tomilho e laranja
Temperar a perna de peru já golpeada com a seguinte marinada: alho, louro, 2 colheres de sopa de massa de pimentão, 1 colher de sopa de tomilho e o sumo de 2 laranjas. Se possível deixar a marinar cerca de 8 horas (não necessita de juntar sal). Juntar rodelas de 1 laranja à superfície e adicionar um pouco de vinho branco. Levar a forno pré aquecido a 200 graus, até estar cozinhada. Ir virando e regando com o molho à volta.
Bom apetite! ☺

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
Comments