Receitinha saudável… queijo fresco!
- Catarina Claudino
- 12 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Ainda na sequência do artigo das intolerâncias alimentares hoje trago uma receita versátil para quem é intolerante à lactose e não só!
Já sabem que sou muito apologista e adepta de fazermos as coisas em casa, com ingredientes naturais e de evitar ao máximo a compra de alimentos processados ☺ E a falta de tempo não é desculpa, porque o meu tempo é curtíssimo e mesmo assim o faço…é tudo uma questão de gerir o tempo de forma eficaz e acima de tudo uma questão de escolha!
Queijo fresco, saudável, com ingredientes naturais e muito mais económico; para famílias que consomem diariamente esta é uma excelente opção. Se o consumo for ocasional recomendo antes que comprem os queijos frescos de longa duração. Isto porque, uma vez que este queijo fresco homemade não leva qualquer tipo de conservante o prazo de consumo é de apenas alguns dias.
Ingredientes:
- 1000g de leite (resulta com qualquer tipo, seja meio gordo, magro, sem lactose, do dia, pasteurizado ou UHT)
- 100g de leite em pó (eu uso do magro)
- 1 colher de chá de sal (se gostarem também podem usar especiarias na própria confecção; no meu caso gosto mais de adicionar os orégãos e a pimenta moída ou canela na altura em que consumo)
- 30 gotas de coalho líquido (compro na farmácia e guardo no frigorífico)

Modo de preparação:
Num robôt de cozinha colocar o leite, leite em pó e o sal e programar 5min, 37 graus, velocidade 2,5. Pelo método tradicional colocar num tacho e usando um termómetro para controlar a temperatura ir mexendo sempre durante o mesmo tempo. Juntar as gotas de coalho líquido (se usarem leites com maior teor de gordura não será preciso tantas gotas, cerca de 20 devem chegar), e programar 30 segundos, velocidade 2,5 (no tacho mexer, durante o mesmo tempo).
Deixar repousar no copo do robôt ou no tacho cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo fazer com a faca uma quadrícula desde a superfície ao fundo (isto serve para ajudar a libertar maior quantidade do soro do queijo que se está a formar). Depois de mais 30 minutos, colocar em formas próprias de queijo sob um prato fundo (também poderão usar formas redondas sem fundo em cima de uma peneira de rede).
Deixar no frigorífico cerca de 24 horas, escorrendo o soro que se vai formando por baixo (poderão aproveitar o soro para receitas de pão por exemplo, pois é riquíssimo em nutrientes)
Nota – quando se tratam de queijos magros (usar leite e leite em pó magro) a consistência não vai ser tão firme em comparação com queijos com maior teor de gordura.
Agora as imagens que exemplificam o procedimento e um exemplo de pequeno-almoço onde o incluo. ☺

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
Comments