Receita Iogurte Natural
- Catarina Claudino
- 15 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Esta rubrica da nutrição pretende ter uma escrita informal, com conteúdo formal, tal como o blog da mãe de trazer por casa.
O post desta semana vem na sequência de um pedido das minhas princesas de ao pequeno almoço quererem comer iogurte natural com Granola caseira.
Ora qual o iogurte ideal?
Falando apenas do iogurte após um ano de idade, posso vos dizer que introduzi o iogurte natural (as marcas são todas similares) com sucesso... e que mantenho o mesmo tipo de iogurte até aos quase 4 Anos... e faço intensão de assim continuar.
Como o sabor doce é inato no ser humano , tenho a consciência que basta um dia elas provarem os iogurtes de aromas açucarados para nunca mais quererem o natural..
Tem sido portanto com muita persistência que mantenho este hábito saudável. Deixo até um exemplo simples... na creche das minhas filhas quando ocorre a transição da sala do berçário para a sala do 1-2 anos automaticamente passam de dar os iogurtes de aromas açucarados, sem perguntar aos pais/cuidadores se assim o pretendem fazer. Ora felizmente detetei esta situação a tempo e pedi para no caso das minhas filhas manterem o iogurte natural...
E as minhas filhas foram as únicas numa sala de cerca de 15 crianças. E isto diz muito sobre a sociedade atual e é um dos exemplos que contribui para o estado atual de obesidade infantil no nosso país.
E como sou apologista de uma alimentação o mais natural possível, tenho feito os iogurtes em casa, que deixo a receita.

1L leite (uso meio gordo de pastagem dos Açores)
1 iogurte natural (de compra ou 1 caseiro)
2 colheres de sopa de leite em pó magro
Num robot de cozinha junto todos os ingredientes e coloco 5min, 37graus, vel 3,5
Podem fazer num tacho mas terão de controlar a temperatura com um termómetro de modo a não destruírem as bactérias que vão fazer a fermentação do iogurte.
Colocar numa iogurteira nos copos individuais e deixar 12 horas a fermentar.
Colocar no frigorífico e ao fim de umas horas estão prontos a comer.
Esta é um receita base que depois podem adaptar para diversas variantes.

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
Comments