O que fazer às sobras de Natal e da passagem de ano?
- Catarina Claudino
- 29 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Depois das festividades, de tanta receita e de uma mesa farta, damos por nós a olhar para tanta comida que sobrou, sem espaço no frigorifico e querendo rapidamente voltar à rotina de alimentação saudável, mas não querendo estragar nada ☺
Hoje trago-vos algumas dicas do que fazer.
Antecipe desde logo e não exagere nas quantidades que faz de cada receita. Também não necessita de fazer todas as receitas típicas do Natal, escolha algumas!
Distribua pelos convidados algumas sobras; assim sobra menos e acaba por partilhar com eles.
A carne e o peixe duram sempre alguns dias no frigorífico. Poderá mudar alguns acompanhamentos, para diversificar e privilegiar as saladas e os legumes (a vapor, cozidos, salteados em cru, ou grelhados ou assados). Poderá também congelar alguns pedaços de carne ou peixe inteiros ou desfiar/picar e usar para receitas posteriores (empadões, lasanhas, arroz/massadas, risoto, pizza, quiches, rissóis, croquetes, pataniscas…). Coloque em caixas e identifique com a data. Será extremamente útil para programar as suas ementas semanais e inovar também nalgumas receitas.
A maioria dos doces, como o bolo-rei e afins, alguns semi-frios, filhoses, rabanadas, apesar de aguentarem alguns dias no frigorífico, o meu conselho é congelar em doses pequenas. Assim, não estará a exagerar (não se engorda por comer de forma excessiva um dia ou dois, mas sim, se nos excedermos a semana toda entre festividades). Assim, de vez em quando, já no próximo ano, tirar uma filhós ou uma fatia de bolo rainha, de forma equilibrada, além de saber até melhor, porque de tanta coisa que comemos nesta altura já quase nem damos o devido valor, estaremos a ser mais sensatos em fazer escolhas de forma sustentável.
Sobras de queijo dão igualmente para serem congeladas. Até porque os queijos de eleição para ter na mesa são queijos extramente gordos, ricos em gordura saturada, pelo que não recomendo o seu uso no dia-a-dia. Assim, congele em pequenas porções e já fica com queijo para uma próxima festividade. Também poderá optar por ralar o queijo (num robot de cozinha por exemplo) e congelar em doses, para usar para gratinar em algumas receitas de forno (embora seja sempre preferível usar um queijo magro mesmo para gratinar!).
E por aí, o que fizeram às sobras das festividades?
Comments