Nutri travel…Convento de Arraiolos em pleno Alentejo
- Catarina Claudino
- 2 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

E que tal começar o ano a programar destinos lindos para partir à descoberta?
Hoje deixo-vos mais uma sugestão de escapadela de dois dias, no nosso querido Portugal que tanto tem de fantástico.
Mais uma experiência diferente, graças a um voucher de oferta numa estadia de duas noites numa Pousada de Portugal. Depois de uma pesquisa, escolhi esta Pousada, em Arraiolos, por não ser demasiado longe e uma vez que era Inverno ter um serviço de SPA para aproveitar para relaxar. Gosto sempre de fazer uma escapadela deste género, revitalizante, todos os invernos.
Saímos numa sexta ao final da tarde, não sem antes fazer o meu plano de treino e ter organizado todas as marmitas (levei 3 malas de comida ☺,mas certifiquei-me que o quarto tinha um mini bar para armazenar tudo em condições). Como gosto de fazer tudo em equilíbrio, resolvi fazer o pequeno-almoço de domingo no hotel e o jantar de sábado no restaurante. As restantes refeições levei tudo organizado. Além de me manter dentro dos meus objetivos, em termos económicos também facilita, e muito.
A pousada é um convento recuperado, cujas linhas se mantiveram tradicionais, mas com um retoque requintado. Giríssimo explorar todo o interior, cheio de salas e corredores, com vários elementos históricos, arquitetura própria, uma igreja e imensas salas de estar com lareira acesa, ótimas para desfrutar de um bom livro e de boa companhia.
A parte exterior lindíssima também, uma paisagem magnífica, com vários percursos pedestres para explorar e um centro equestre que me fascinou imenso e ficou no ar a vontade de andar a cavalo…ficará para uma próxima. Incrível a tranquilidade e o ar puro que se respira. O tempo ajudou muito, porque apesar do frio esteve sempre um sol agradável.
Sábado de manhã foi para aproveitar o hotel e usufruir de todos estes espaços e do SPA fantástico (aventurei-me também a um mergulho na piscina exterior com a água a uns 10 graus!!!).
Da parte da tarde foi tempo de explorar a vila de Arraiolos. Mapa na mão e GPS na outra, como eu gosto, andámos por trilhos e ruelas, visitámos o museu onde conta toda a história dos típicos tapetes de arraiolos e ainda vivemos o espírito da animação de natal pela vila. À noite já tinha pesquisado por restaurantes típicos e jantámos no Alprende. Fiquei rendida às famosas migas de espargos e ao esparregado de espinafres a acompanhar uma carne grelhada de porco preto.
Domingo depois de aproveitar para descansar, ir até ao ginásio fazer um cardio matinal com uma vista privilegiada para merecer um fantástico pequeno-almoço de hotel, rumámos até Mora, para visitar o Fluviário. Local giríssimo, bem aproveitado, ideal para levar a criançada, pois aprende-se bastante sobre estes habitats e espécies caraterísticas.
Foi um fim-de-semana antes do final de ano muito bom, mais uma experiência deste Portugal que adoro!


Comments