Férias em famíia camping Zmar
- Catarina Claudino
- 5 de jul. de 2018
- 3 min de leitura

Como será acampar uma semana inteira com crianças e gerir todas as refeições?
Regresso à rotina, de coração cheio e de energias renovadas depois de uma semana fantástica num paraíso, algures no meio do nada, em plena natureza…
Já há vários anos ouvia falar neste Camping resort, perto da Zambujeira do Mar, e este ano resolvi viver esta experiência a 4. Apesar de ter várias tipologias de alojamento, optei por fazer mesmo campismo tradicional não só pela experiência mas também por ser mais económico. Para quem é fã de campismo como eu, que já faço há vários anos, a logística com crianças torna-se mais apertada, mas temo-nos apetrechado cada vez mais, para mais comodidade e conforto. O problema maior foi gerir o espaço dentro do carro!
Deixo-vos uma listagem do básico que não prescindo (ajusto de acordo com as condições do parque que procuro saber com antecedência; fiz a listagem na semana anterior)

Em termos de refeições escusado será dizer que também planifiquei a semana toda com os lanches, almoços e jantares e fiz uma lista de compras para no dia da chegada ao Zmar nos abastecermos (vi logo que supermercados existiam nas redondezas para adaptar as compras e saber o que precisava de levar de casa que me fizesse falta e lá não conseguisse adquirir).
O pequeno-almoço foi igual em todos os dias: para mim pão proteico, tosta de centeio com fiambre e fruta (era o meu pré treino, uma vez que fui treinar de 2ª a 6ª feira…aliás fomos os 4 ao ginásio ☺). Para eles flocos de milho e granola caseira com leite meio gordo e a laranja de sempre (dose de vitamina C diária matinal).
Em relação aos lanches: levei as minhas panquecas proteicas que fiz para toda a semana e guardei na geleira elétrica, fruta e frutos secos. Para eles comprei pão, com o mínimo de conservantes, de mistura, mas que aguentasse macio alguns dias, uma vez que não havia torradeira, com queijo ou fiambre e leite simples de palhinha. Tinha sempre as galetes de milho, bolachas marinheiras, tostas de quinoa, nozes e fruta na mala para os meios da manhã e algum reforço quando a refeição seguinte atrasava (nas férias é otimo não ter horários tão rígidos, há que aproveitar).
Para não dizerem que sou extremista houve direito a um lanche diferente em que elas escolheram o que lhes apeteceu (estavam cientes que eram coisas pouco saudáveis e que por isso comeram apenas um dia da semana). A L escolheu um donut de chocolate e a M uma bola de Berlim. Mais uma vez reforço que se querem levar por diante um estilo de vida saudável, estes momentos de exeção acabam por ser importantes, devendo sempre explicar às vossas crianças.
Para vos dar um exemplo, deixo-vos a minha semana em termos de refeições principais (para eles houve sempre fruta variada no final e a bebida sempre água). São refeições práticas de fazer (cozinhava na placa elétrica ou na cozibag no microondas, estufado ou na microdelícia para fazer a omelete no microondas); recorri a alguns enlatados, dentro do mais saudável possível, que são otimos para estas ocasiões.

Como vêm tudo é possível com uma boa planificação.
Posso vos dizer que numa estadia de 6 noites pagámos 150 euros no Zmar, o que é bastante acessível, em comparação com outros parques, uma vez que inclui tudo (tenda, carro, pessoas, luz e água) e acesso a quase todas as actividades, incluindo o ginásio. No total, com a viagem e alimentação as férias ficaram em cerca de 330 euros.
Foram dias óptimos (o tempo esteve razoável, sem aquele calor grande, algum vento, mas que não foi impeditivo de usufruir de toda a experiência que o Zmar oferece)… desde as várias piscinas (externas e interna, com ondas), várias atividades para as crianças (alimentação dos animais, caça ao tesouro, atelier de reciclagem e de dança, arborismo, entre outros… algumas atividades são para crianças mais velhas, pelo que ficarão para uma próxima). Treinei num ginásio muito bem equipado, possuem várias animações durante o dia, seja para crianças seja para adultos, com uma vertente muito ligada à atividade física, à sustentabilidade ambiental, e a todo um estilo de vida saudável o que é de louvar! Os espectáculos noturnos são maravilhosos e todo o staff é fantástico. Houve lugar a fazermos novas amizades, troca de experiências e partilha…esse é o verdadeiro espírito de um campista!
Se nunca experimentaram, não deixem de arriscar…comecei primeiro por um fim de semana que foi o que nós fizemos o ano passado e quando vimos que correu bem e elas adoraram adquirimos uma tenda maior e mais equipamento para agora sim fazermos umas verdadeiras férias em família no meio da natureza.
Deixo-vos um pequeno vídeo ilustrativo das nossas férias, espero que gostem ☺

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
Comments