Eat Clean. Get fit. Be happy.
- Catarina Claudino
- 20 de jun. de 2018
- 3 min de leitura

Estas 3 frases resumem literalmente um processo de mudança para um estilo de vida saudável e é exatamente este estado de espírito que eu sinto desde que fiz a minha mudança…sou feliz! Em equilíbrio corpo e mente, com as escolhas que faço diariamente. Sim, porque isto é uma escolha, uma força de vontade que tem de partir sempre de nós…até pode ser impulsionada por outro motivo qualquer (que no meu caso, foram as consequências físicas terríveis que fiquei depois de uma gravidez gemelar), mas a mudança tem de ser feita por nós, o clique da transformação tem de se dar…e depois é só dar asas ao resto, é uma aventura imensa mergulhar neste mundo saudável! Não se vão arrepender, garanto-vos ;)
Hoje trago-vos mais algumas estratégias para vos motivar nesta mudança.
Definir claramente os objetivos que queremos com esta mudança. Convém que seja um objetivo realista, senão rapidamente pode levar ao fracasso. Este objetivo pode ser perder x quilos de peso, pode ser ir 3 vezes por semana ao ginásio, pode ser correr a meia maratona…. Escrevam esses objetivos num post-it e coloquem em local visível para os relerem frequentemente. Isso vai-vos manter sempre esses objetivos em mente. Podem também acrescentar que benefícios/mais-valias eles vos irão trazer.
Usar frases motivacionais, por exemplo na agenda, diariamente, ou em post-it colados em locais estratégicos (“eu consigo”; “eu sou capaz”, “querer é o primeiro passo para conseguir”), ou até uma foto de como estavam no início desta jornada ou uma foto de como gostariam de estar, para que nunca se esqueçam daquilo que já foram, daquilo que já conseguiram e daquilo que ambicionam…quando duvidarem, está lá a prova.
Quando estiverem à beira de fracassar no cumprimento do vosso objetivo, pensem porque o estão a fazer. Por exemplo, se numa festa de anos pensarem em comer todas as coisas pouco saudáveis que estão na mesa (sim, eu sei, são muitas e tentadoras!!)… releiam a vossa agenda, vejam a vossa foto, e pensem se vale a pena estarem a atirar-se de cabeça. Sim, porque a comida é viciante e rapidamente poderão entrar no espirito “perdido por cem, perdido por mil”. Conselho…escolham com equilíbrio aquilo que realmente sentem mais falta e comam em pequena quantidade. E aprendam a ouvir o vosso corpo. “Não estou já saciada? Então porque vou comer mais?” E acima de tudo nunca esquecer que estes ganhos de comer descontroladamente são meramente transitórios, os sentimentos de culpa vão surgir, e acima de tudo os ganhos da vossa mudança (que escreveram, algures antes…esses serão permanentes!)
Planificar as coisas com antecedência. Costumo aconselhar planificar à semana. Aproveitem uma folga ou fim-de-semana para definir a vossa semana seguinte. Pensar em termos de refeições, programar os treinos a que se propõem e em que horários… irão ficar muito mais tranquilos tendo as coisas pré-organizadas e mais dificilmente se irão desviar dos vossos objetivos.
Numa altura de Verão, em que todos sonhamos com o corpo perfeito, em que se fazem dietas restritivas, inscrições de última hora em ginásios ou adesão a grupos de caminhadas, lembro-vos que a maioria destas opções não são sustentáveis e são efémeras. Porque a mudança não foi feita de forma profunda. Esta aprendizagem de um estilo de vida saudável, pode levar algum tempo, pode ser progressiva, meta após meta, e assim desta forma ser duradoura no tempo… para mim só assim faz sentido! E aí, quando atingirem esta plenitude, vão olhar para trás e pensar que afinal “Eu sou capaz” e a vida já não vai fazer sentido de outra maneira ☺
Comments