Dieta Mediterrânica…Um modelo alimentar saudável e sustentável
- Catarina Claudino
- 29 de out. de 2018
- 2 min de leitura

A dieta Mediterrância, eleita Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2013, é mais do que um modelo de alimentação, é um completo estilo de vida salutar e sustentável.
Para dar ênfase a este padrão alimentar foi criada a Roda da Alimentação Mediterrânica, a qual salienta não só a alimentação mas todos esses componentes de um estilo de vida saudável.
Algumas características da Dieta Mediterrânica:
Consumo moderado de alimentos no geral – o que promove a redução do desperdício.
Consumo elevado de alimentos de origem vegetal (cereais pouco refinados, produtos hortícolas, fruta, leguminosas secas e frescas e frutos secos e oleoginosos).
Consumo de produtos frescos, pouco processados e locais, respeitando a sua sazonalidade. Isto permite reduzir os custos com energéticos, de tempo, de embalagem e de transporte.
Utilização do azeite como principal gordura para cozinhar ou temperar alimentos, com moderação.
Consumo baixo a moderado de lacticínios.
Consumo frequente de pescado e baixo e pouco frequente de carnes vermelhas.
Consumo de água como a bebida de eleição e baixo e moderado consumo de vinho a acompanhar as refeições principais;.
Realização de confeções culinárias simples (como sopas, cozidos, caldeiradas, estufados em cru) e com os ingredientes nas proporções certas.
Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal.
Prática de atividade física diária.
Fazer as refeições em família ou entre amigos, promovendo a convivência entre as pessoas à mesa.

Nos tempos que correm são tantos os padrões alimentares que existem, tantas dietas da Moda, que a maioria questiona-se o que estará certo, o que deverá ingerir no meio de tanta informação. Na realidade, na minha opinião, o padrão alimentar correto será aquele mais apropriado a cada um, aquele que nos fará ter mais saúde, ter um aporte nutricional correto, de acordo com as nossas características e ser exequível e equilibrado a longo prazo. No entanto, e no meio de tanta coisa, a Dieta Mediterrânica, destaca-se, pela simplicidade de conceitos que vimos antes e por ver o estilo de vida como um todo, não esquecendo a parte social, porque o ser Humano é um ser que vive em Sociedade, e estar à mesa, conviver, ter prazer naquilo que se come, com moderação, é algo que não se pode perder neste turbilhão que é a nossa vida atual!

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com angela.reiscarvalho@gmail.com
댓글