top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

Dicas de gestão na preparação das refeições familiares

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 29 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Hoje venho vos falar da organização familiar em termos de refeições.

Para quem é mãe, trabalha e tem de organizar as refeições familiares, o tempo para dedicar às compras, preparação das refeições é sempre curto...e porque eu também não sou exceção venho vos dar algumas dicas de como o faço no meu quotidiano.

- Organização à semana e não ao dia - tirar um dia de folga e pensar na semana que aí vem será uma boa estratégia. Normalmente faço-o ao sábado. Vejo sempre a ementa da escola das filhas de modo a alternar a carne e o peixe, de acordo com o que comem na escola. Faço uma lista das ementas da semana seguinte, com as fontes proteicas (carne/peixe/ovos) e de acompanhamentos de hidratos de carbono (arroz, massa, batata/batata doce, leguminosas, couscous…) e de produtos hortícolas (salada ou legumes também alternados). A sopa está presente em todas as refeições.


- Compras semanais – no meu caso há alguns meses que optei por fazer compras online - vejo os folhetos com as promoções (tenho uma base com o stock de produtos que tenho em casa, para tentar ir usando nas ementas os produtos mais antigos) e recebo confortavelmente em casa. O preço? Justifica pelo uso de cupões, ofertas e afins da marca. E em relação ao tempo que poupo, conforto e stress com filas, tem justificado imenso. Mas cada caso é um caso.

- Cozinhar para mais de uma refeição - normalmente cozinho sempre para 2 ou 3 refeições (bifes, perna de peru/lombo no forno, peixe grelhado, estufado ou no forno...) e acompanhamentos também (os legumes salteados são sempre um excelente opção). A sopa também faço sempre uma quantidade generosa (e tento ter sempre uma dose congelada para algum SOS). Para quem tem robôt de cozinha como é o meu caso, aproveito sempre por cozinhar em pirâmide, poupando tempo, energia e preservando os nutrientes (sopa em baixo e batatas, legumes e peixe a vapor por cima, por exemplo)




- Fazer as preparações de legumes com antecedência - como referi num post anterior, aproveito sempre as promoções de produtos hortícolas quando vou à frutaria e por isso, nesse dia à noite quando trago em maior quantidade, aproveito para cortar em pedaços e congelar em saquinhos individuais com a identificação e a data (muito úteis para durante a semana quando tenho novamente de fazer sopa ou legumes salteados poupar tempo...isto porque os produtos hortícolas são bastante usados cá em casa!)




- Para os pequenos-almoços e snacks - Faço sempre também pão caseiro e congelo já fatiado, iogurtes e queijo fresco, papas de aveia para alguns dias, bem como panquecas, granola caseira e ovos cozidos (cozo 4 de uma vez e guardo com casca n frigorífico)


- Na véspera, como faço todas as refeições fora de casa, coloco tudo dividido em caixas de vidro (tenho substituído o plástico pelo vidro, por ser um material mais inerte e por questões ambientais) e fica tudo pronto no frigorífico, para no dia seguinte de manhã ser só colocar na big lancheira!


E vocês partilham algum destes truques?

Comentários


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page