top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

Alimentação Bio… Moda ou mais que isso?

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 31 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura



Ora hoje trago mais um tema quente…a alimentação biológica!

Esta é uma tendência crescente, muito devido à preocupação do consumidor pela qualidade dos alimentos que ingere e também pela sustentabilidade de produção alimentar, ou seja, as razões tanto se prendem com motivos de saúde como motivos ambientais. E vamos explorar um pouco cada uma delas…

  • Razões de saúde

Os produtos bio não têm substâncias químicas como pesticidas, antibióticos e fertilizantes, e metais tóxicos, aditivos alimentares, nem conservantes, pelo que têm menos efeitos nocivos que poderão vir destas substâncias. Em alturas chave como a gravidez e a infância têm uma relevância especial.

Em termos de composição nutricional estes produtos não diferem grandemente dos provenientes da agricultura clássica, destacando-se no entanto, uma maior quantidade de ómega 3 e antioxidantes.

  • Razões ambientais

A agricultura biológica promove uma produção sustentável, no que toca à sazonalidade dos alimentos, respeito pelos ciclos biológicos e a atividade do solo, respeitando as condições regionais. Procuram diminuir o impacto no meio ambiente e maior respeito pela vida animal.

De acordo com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, 11,6% da população adulta nacional consome produtos de agricultura biológica (com certificação), destacando-se os produtos hortícolas e a fruta.


Que cuidados devemos ter na escolha de produtos bio?

Os produtos devem ter um logótipo europeu de agricultura biológica que garante a sua certificação e que cumpre todas as normas estabelecidas para estes produtos. Em pontos de venda de produtos bio a granel, estes devem ter uma licença especial.


Mas ser biológico é sinónimo de ser saudável?

Não, nem sempre. Se por um lado ser bio oferece uma garantia extra de qualidade, por outro lado, ele pode ser riquíssimo em açúcares e gorduras menos saudáveis e altamente calórico. Há que incluir os alimentos de forma harmoniosa, maioritariamente equilibrados do ponto de vista nutricional e de acordo com as nossas necessidades energéticas, de macro e micronutrientes. Torna-se por isso extremamente importante a leitura dos rótulos.

Mais uma vez façam escolhas inteligentes, bem informados!


Fontes:

https://nutrimento.pt/noticias/estrategia-nacional-para-agricultura-biologica/

Viver Saudável nº20 ano 2

Inquérito Alimentar Nacional e de Atitvidade Física

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page