Alergia ou Intolerância alimentar? Dois conceitos que muitas vezes se confundem…
- Catarina Claudino
- 8 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Embora em ambas as situações ocorram reações adversas após exposição a um determinado alimento, a intolerância alimentar, ao contrário da alergia, não envolve o sistema imunitário e não põe a vida em risco.

Olhando com mais detalhe para cada uma delas…
Alergia Alimentar
O que é - É uma reação adversa que ocorre quando o sistema imunológico reconhece erradamente um alimento como uma entidade agressora ao organismo (a parte do alimento responsável pela reacção chama-se “alergénio”).
Manifestações clínicas - surgem rapidamente entre alguns minutos a poucas horas após a ingestão do alergénio e podem incluir sintomas gastrointestinais, respiratórios, cutâneos e cardiovasculares, podendo mesmo chegar a uma reacção alérgica generalizada grave potencialmente fatal, denominada anafilaxia.
Tratamento – dieta de isenção do alergénio e terapêutica de emergência quando ocorrem reacções.
Diagnóstico – através de testes cutâneos ou análises ao sangue, sempre com acompanhamento médico.
Intolerância Alimentar
O que é – É uma hipersensibilidade alimentar não alérgica, que causa uma reacção adversa após exposição a determinado alimento.
Manifestações clínicas – Essencialmente manifestações gastrointestinais como dores abdominais, náuseas, gases, diarreia e mau estar geral. Muitas vezes não ocorre imediatamente após a ingestão, podendo levar minutos até dias a surgirem. Muitas vezes aparecem pela existência de uma alimentação monótona e repetitiva com os mesmos alimentos, “saturando” o organismo.
Tratamento – exclusão do alimento a que se é intolerante.
Diagnóstico – A lactose é o único componente dos alimentos para o qual existem análises de sangue que permitem detetar a intolerância (embora muitas vezes nem seja necessário recorrer aos mesmos). Para as outras situações não há metodologia comprovada cientificamente. Para diagnosticar há que agrupar uma série de fatores tais como avaliar a sintomatologia ao consumo, funcionamento intestinal, fatores de stress e padrão alimentar, com o auxílio de um profissional de saúde.
Então e os famosos Testes de Intolerância Alimentar cada vez mais divulgados e acessíveis?
Nestes testes são avaliados alguns componentes do sistema imunológico (neste caso as IgG/IgG4), e que habitualmente apenas identificam a exposição prévia ao alimento, e por isso uma resposta normal fisiológica de reconhecimento do organismo ao mesmo. Não existe por isso evidência científica para utilidade em diagnóstico, podendo mesmo levar a restrições nutricionais e calóricas graves com consequências no desenvolvimento e qualidade de vida.
Alergias e Intolerâncias Mais Comuns
Alergias
Leite de vaca (proteína do leite), soja, ovo, frutos secos, trigo, peixe, marisco, morangos, corantes e conservantes
Intolerâncias
Lactose, glúten, aditivos, compostos naturais (como a cafeína)

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
Fontes: Direção Geral da Saúde (DGS); Associação Portuguesa de Nutriçã
o (APN); Viver saudável – número 9 ano 1
Comentários