Rede de apoio... Existe!?
- Catarina Claudino
- 15 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Em outros países fala-se muito... E existe mesmo. Por cá... Fala-se. Mas será que existe ... !?
Eu não tenho rede de apoio. Não tive do Lourenço porque estava longe dos nossos núcleos familiares. E desta vez estamos mais perto... Mas nem sempre é fácil, estarem presentes.
Mas tive ajudas, sim... pedi ajuda, ainda antes da Constança nascer. E antecipei algumas situações para o regresso a casa com um recém nascido.
Pedi ajuda, ainda grávida, estava enorme e havia tarefas domésticas que já não conseguia mesmo fazer. E contratei uma equipa limpeza para que quinzenalmente levarem a cabo as tarefas mais complicados como os vidros, as varandas e afins.
Auto ajudei me, antecipando algumas necessidades . Fiz algumas refeições e sopas que congelei para os primeiros dia em casa. O meu marido faz tudo... Mas eu acho que ele, tal como eu, se está a habituar a ser pai de dois... e ele só não dá mama ... Por que de resto faz tudo o que uma mãe faz, se há noites difíceis, são difíceis para os dois...
Se há ajuda que preciso e precisarei dele, é que dê especial atenção ao Lourenço.
Quando chegámos a casa da maternidade a minha mãe veio trazer o Lourenço e tirou um dia ( além do fim-de-semana) para ficar connosco... E pôs a roupa em ordem. Mega ajuda. E ainda trouxe mais comidas congeladas. O meu pai deu especial atenção , mimos e brincadeiras ao Lourenço.
O pai ficou 3 semanas connosco a tempo inteiro e 2 delas apenas tivemos de nos preocupar em levar o Lourenço à escolinha, mimar a Constança... E claro nos adaptar todos à nova rotina que um recém nascido demanda... Correu tudo lindamente. Uma verdadeira lua de bebés.
Se tenho rede de apoio ... Não. Não tenho ninguém diariamente que me ajude. Não tenho ninguém perto, com quem deixar os meus filhos. Somos só nós para tudo. Se faz falta !? Se faz ... Quem tiver esse apoio que não se cuiba de pedir ajuda. Aproveite e usufrua dessa ajuda, rentabilizando o tempo para mais e melhor tempo para si, tempo em casal... E tempo de melhor qualidade em família.
Em Portugal todas as mulheres têm de dar conta de tudo... Do trabalho, da casa, do marido, das famílias e de si próprias. Caso, revelem cansaço o que ouvem é " ah, pois ... Faz parte ".
Mãe, já tem múltiplos poderes ... Não precisa de ser super mulher.

Comments