top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

A minha mala de maternidade e os meus extras... #38 semanas

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 11 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Apesar de a minha primeira e a segunda gestação não terem nada , mas mesmo nada , haver uma com a outra. E de eu não concordar com certas opiniões ex.:" a gravidez segunda já sabemos ao que vamos " . 

Enfim, há realmente coisas que aprendemos. Eu sempre fui muito prática, excepto na altura de fazer malas... Mas curiosamente quando foi na gravidez do Lourenço segui à risca a lista do hospital. Apesar de ter visto imensas outras listas e opiniões, achei que seria suficiente. Como qualquer mãe de primeira viagem aprendemos com os nossos filhos e por tentativa erro.

A maternidade aconselha levar 3 malas: 1 para o bloco de parto, que já vos falei. E 2 para o internamento: 1 com as roupinhas do bebé e outra para nós.

É sobre a minha que vos irei falar hoje. Não dando muita importância ao número de pijamas e cuecas que irei levar... 

Que serão: 


3 mudas de camisas de dormir cuecas e soutien


Toalhas de corpo e rosto


Nécessaire com produtos de higiene, 


chinelos de quarto


Robe 

 Porque enfim... Mas dando maior enfoque ao que se vou levar desta vez que adoraria ter levado na primeira vez.

O que me fez falta no internamento do pós parto do Lourenço foi não ir preparada com os itens necessários para a amamentação. Eu sabia que a amamentação ( especialmente nos primeiros dias ) não seria tão natural e intuitivo quanto muitas vezes nos querem fazer parecer. Mas ia formatada com as bases de ser um processo de adaptação da mãe ao bebé , da boa pega e do leite como o melhor remédio para a cicatrização das fissuras.

TUDO verdades!!! 

Mas há umas ajudinhas extras.

No início da amamentação do Lourenço tivemos algumas dificuldades. O meu mamilo inverteu. Ele tinha a boca super mínima e era lhe difícil abocanhar a aurela, passei imenso tempo na bomba extratora para tirar um tiquito de colostro para lhe dar no biberão. 

Desta vez levo a minha amiga bomba extratora da Medela...

Comprei assim que tive a descida do leite... Tinha imenso leite após cada mamada tinha sempre de extrair o restante para não criar mastite .

Outra coisa que nos salvou a amamentação foram os bicos de silicone... Ainda tentámos na maternidade mas sem sucesso, porque continuavam a ser grandes para ele. Desta vez levo bicos de silicone para amamentação tamanho S:

De antemão sabemos que a Constança deverá nascer um pouco maior que o irmão, talvez até tenha maior capacidade de sucção, mas pelo sim pelo não também vão.

Os discos ou protetores de seios nesta fase são um pouco dispensáveis, a princípio não haverá ainda derrame de leite, e os mamilos estarão super sensíveis ( levo alguns para usar na saída eventualmente).  os mamilos precisam respirar ... E as conchas são excelentes opções para aquelas alturas em que não queremos ( ou podemos ) estar com as maminhas ao léu.

Existem dois tipos de conchas ... Estas com uns furinhos que permitem que o mamilo respire e evitam o contacto do mesmo com a roupa promovendo uma melhor cicatrização. E umas outras que são fechadas, para usar depois da descida do leite e que são colectores de leite. Usei imenso, especialmente durante a noite quando os bebés passam mais horas sem mamar e para evitam que acordemos todas molhadas.

Irei levar ainda 2 tipos de SoS para a cicatrização dos mamilos, que são: a pomada e os discos de hidrogel. 

No primeiro pós parto praticamete não usei a pomada, sinceramente... O colostro é sem dúvida um excelente cicatrizante. Mas para as saídas é bem mais prático o protector de seio, e a pomada ajuda a não colar o mamilo ao protector. 

O que me ajudou realmente muito na cicatrização foram os discos de hidrogel. Para além dos componentes cicatrizantes, devem ser guardados do frio ... E Só o fresco alivia e muito o ardor após cada mamada. Sem dúvida, uma enorme mais valia este extra.

Isto não é publicidade à Medela... Mas... Sim, produtos que descobri e gostei muito no pós parto do Lourenço. E desta vez irão, sem dúvida na minha mala para a maternidade.

Um outro extra que irá na minha nécessaire, é um champô a seco. O Lourenço nasceu de cesariana... E como qualquer cirurgia exige algum tempo até ao levante e posteriormente com cuidados com a sutura ... Não podemos tomar banho logo. Lavar a cabeça foi uma verdadeira aventura... Mais uma. Desta vez vou prevenida. 

 
 
 

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page