Deitar cedo e cedo erguer...
- Catarina Claudino
- 20 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Muito se fala sobre o tema... Mas a verdade é que pouco se valoriza o tempo de qualidade com os pais.
A saúde física e psicológica do pequenos passa muito por um ambiente clamo, harmonioso, onde nunca lhes falte amor e a segurança. E isso são valores e sentimentos que só os pais conseguem /devem transmitir.
ROTINA . É o palavrão amado por muitos odiado por outros tantos.
Cá por casa somos apologista que tudo na vida deve se tomar com conta, peso e medida. E somos daqueles que adoram a Rotina. Mas AMAMOS fugir dela.
Desde cedo que tentámos implementar uma rotina com príncipezinho... Apesar de mamar em livre de manda , havia horas ( mais ou menos fixas - eles não usam relógio ) para sair, brincar, sestas, banho e caminha. E não é que a Rotina em pouco se alterou. Os hábitos isso sim, foram-se adequando às suas necessidades e às nossas.
A nossa rotina agora que tem 3anos é simples. Acorda por volta das 8:30, às 9:30 entra na escolinha e ainda faz só meio horário até às 15:30, a essa hora vou buscá-lo e é o nosso tempo os 2. Lanchamos, fazemos uma atividade ou simplesmente brincamos... O pai chega por volta das 18:30 e ainda entra a rotina deles. Desde bebé que sempre que pode é o pai a dar o banhinho. Enquanto eu preparo o jantar... Jantamos em família... Pomos a conversa e os mimos em dia, vemos um desenho animado JUNTOS.
E por volta das 21h é hora da rotina de sono. Lavam-se os dentinhos, xixi, história ( que pode ser o pai ou a mãe a contar... ) Música para dormir... E até amanhã.
Para nós funciona assim... O ritual de sono é assim desde sempre. E funciona para ele e connosco enquanto família. No entanto, ao fim-de-semana tudo muda. E por vezes pagamos a factura disso. A ausência de sesta e a alteração de rotina, regra geral programas mais cansativos que faz com que surjam algumas BIRRAS.
Mas a verdade é que damos importância à estabilidade... Mas também damos valor a estar com a família e amigos, socializar, passear, conhecer coisas e sítios novos...
No entanto, não condeno NADA. Quem não tem rotinas. Quem não deita os filhos as 20:30 / 21h. Mas que prioriza o tempo de qualidade com os filhos. E que lhes proporciona o número de horas de sono ( em quantidade e qualidade necessária ), independentemente da rotina e dos horários de cada família.
Preocupem se com os vossos filhos e não com o que os outros dizem...
コメント