Alimentação Escolar. Uma preocupação crescente
- Catarina Claudino
- 11 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2018

É inegável que cada vez mais existe uma preocupação com a alimentação fornecida nas escolas. Desde a família das crianças, até aos educadores/professores e por parte do Governo também. Têm sido feitos diversos esforços para tentar que a alimentação fornecida seja a melhor em termos nutricionais e de segurança alimentar.
Alguns fatos que devemos ter em conta no que toca a esta temática:
A escola é um local privilegiado para fomentar hábitos alimentares saudáveis, pois é um local onde aprendem e pode colocar em prática e é onde os jovens passam grande parte das horas diárias, logo onde realizam um número significativo de refeições.
Várias normas e orientações têm sido elaboradas destinadas aos refeitórios escolares, bufetes escolares e máquinas de venda automática.
As autarquias são quem tem a responsabilidade no fornecimento das refeições escolares até ao 1ºciclo (e a tendência será alargar até ao secundário).
A maioria das autarquias concessiona o serviço de refeições escolares a empresas privadas.
Mesmo que essas empresas privadas tenham nutricionistas, esse serviço tem de ser supervisionado por parte das autarquias (nutricionista ou outro técnico habilitado).
Existem vários projetos em termos de autarquias destinados à educação alimentar, facilitando a disponibilidade de alimentos saudáveis, como a distribuição do leite escolar e de fruta.
Todas as iniciativas para terem sucesso deverão ser acompanhadas de atividades de aumento do conhecimento dos alunos para fazerem escolhas acertadas, de modo a haver aceitação dos alimentos saudáveis promovidos no espaço escolar.
É necessário que as crianças conheçam aquilo que comem, o porquê da escolha e envolve-los sempre neste processo de elaboração das refeições.
O sucesso desta alimentação saudável implica cativar os mais novos e aí é necessário também alguma criatividade do ponto de vista sensorial (sabor, cheiro, visão, textura). E neste sentido tenho dado vários exemplos de lanches que tenho feito para as princesas levarem para a escola, e é maravilhosos ouvir delas “Mãe, és a melhor cozinheira do mundo!”.
A família deve dar o exemplo em casa. Não podemos esperar que as crianças façam algo que não vêm os adultos fazer, certo?
E por aí costumam estar atentos às refeições da escolinha dos mais novos? ☺

Instagram: @angelacarvalho_fit | email: angela.reiscarvalho@gmail.com
Comments