top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

... Fim das férias ...

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 14 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Hoje é o último dia de férias ... As férias Grandes foram mesmos grandes... ou nem tanto ... Na verdade passaram MUITO rápido.


Em meados de Junho, de aquando do final das aulas, a Constança tinha acabado de completar um mês, e quando disse que ficaria com os 2 casa... Toda a gente me chamou louca em surdina, bem sei. Mas não podia pensar só em mim, a bebé teria de se habituar à rotina da família. E Tinha de pensar no bem estar de todos...


O Lourenço estava nitidamente a precisar de férias, folga da escola... Desmame das suas rotinas, precisava de estar connosco... E estava ansioso por desfrutar da mana, tal como nós, mas não fazíamos ideia de quão maravilhoso seria.


Apesar de não ter desenhado um plano ... A minha ideia inicial era o Lourenço aproveitar as férias para passar mais tempo com os avós. O que acabou por não acontecer, ele não quis separar-se da irmã, compreendi... Tinha esperado nove longos meses por ela, e não a queria perder pitada ... E assim foi. O primeiro sorriso foi para ele, e só se mantém de barriga para baixo se for para o estar a ver brincar ao longe. Os primeiros beijinhos de bom dia do Lourenço são para a irmã, ela retribui-lhe com sorrisinhos, ele derrete-se e nós também.


Os primeiros dias foram muito centrados na Constança... E o Lourenço andou ali meio a reboque, a chuva não ajudava, mas ele não se importou , ficava só a olhar para ela a dormir... Mas aos poucos fomos encontrando uma forma de suprimir as necessidades dos 2. E foi mais fácil e delicioso do que poderia imaginar...


A nossa rotina nas férias grandes :

  • 8 h As manhãs começavam cedo com brincadeiras na cama da mamã, antes do pai sair para o trabalho o Lourenço vem sempre despedir-se e aproveitar os primeiros mimos ...

  • 9 h Passada a preguiça, era hora de levantar lavar dentes e vestir, o Lourenço bebia o seu leitinho enquanto eu me arranjava e trocava a mana.

  • 10h Seguia se a primeira Sestinha da Constança, e era então tempo de brincadeiras só os 2... No sótão, ou na varanda dependendo do tempo...

  • 12h A mana acorda ainda a tempo de brincar um pouco antes de mamar e voltar a dormir...

  • 13h Segue-se a hora de almoço. O Lourenço já não dorme a sesta, mas fica sempre na ronha no sofá depois de almoço, pelo menos até à mana voltar a mamar...

  • 15h Depois vamos todos para cima brincar até à hora do lanche ( e assim passávamos a hora de maior calor ).

  • 17h Depois do lanche é tempo de sair de casa para correr... Na praia, no parque, passear de bicicleta... enfim, depedia um pouco do tempo, ou melhor do vento que por aqui à tarde era sempre incomodava mais.

( as horas são indicativas, mas regra geral era sempre assim, até a Constança já cumpria mais ou menos a rotina )

  • 19h Voltamos para a rotina da noite, banhos, jantar e dormir...

Durante as férias a rotina da noite também sofreu algumas pequenas alterações... Com os dias mais longos o Lourenço podia dormir um pouco mais tarde... E assim aproveitava mais tempo só connosco. O primeiro banho era o da Constança que ia dormir por volta as 20:30. Enquanto isso o pai tratava do banho do Lourenço e adiantava o jantar, eu chegava a tempo de ajudar a terminar e assim jantávamos a 3 e o Lourenço tinha o seu momento de filho único, sempre com direito a brincadeira e história antes de dormir.


As 2 semanas de Junho ficamos a curtir a mana e habituar-nos à nova rotina o tempo também ainda não estava BOM, ainda não era Verão mesmo Verão ... em Julho fomos passar uns dias ao Monte só os 3 ( foi a minha primeira viagem de carro sozinha com os 2, e a primeira ida ao Monte da Constança ). Em Agosto fomos todos de férias ( ver post anterior ), e andamos um pouco cá e lá ( entre o Algarve, o Monte e casa ) ... Setembro chegou.... estamos a aproveitar os últimos cartuchos das férias e a organizar as actividades do próximo ano lectivo, que começa já Segunda-Feira.


Não foram só rosas ... também houve choro, birras, dias de desespero em que coloquei em causa a minha decisão. Mas isso é outra história que ficará outro post... o que importa é que hoje apesar de ter tido momentos duros, estou certa que foi o melhor para o Lourenço, para nós enquanto família, e para mim como mãe.


 
 
 

ความคิดเห็น


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page