top of page
Nutrição

DE TRAZER POR CASA

... by Ângela Carvalho ...

Como preparar o primeiro filho para a chegada do segundo.

  • Foto do escritor: Catarina Claudino
    Catarina Claudino
  • 3 de abr. de 2018
  • 4 min de leitura

O Lourenço tem agora 3 anos ... Mas desde cedo ( 2 anos e pouco ) começou a pedir um irmãozinho. Na verdade ele queria um gémeo dele próprio. Com o tempo percebeu que isso não era possível... Mas isso não o demoveu... Passou a pedir um bebé... E quando lhe começaram a perguntar se queria um menino ou uma menina respondia sempre : " os dois, um menino e uma menina, gémeos "


Sou filha única, e também sempre pedi um irmãozinho aos meus pais. Mas ele nunca veio. Não por falta de vontade nem por falta de procura de ajuda... Mas Deus não quis. O meu marido tem um irmão. E enquanto família gostávamos muito de ter mais do que um filho.


Esta gravidez demorou um pouco mais do que a primeira a chegar . E o nosso pequeno príncipezinho todos os dias rezava a pedir : " Pai do Céu, trás um bebé para a barriga da minha mãe " ... Chegava a doer a alma de tanta doçura.


Por isso quando finalmente a notícia chegou a felicidade foi total. Por opção, só lhe contamos terminado o primeiro trimestre de gravidez, depois da primeira eco ( 12 semanas ) e termos a certeza de que estava tudo bem. Para não criar grandes expectativas e também para a gravidez não ser demasiado longa para ele...


No segundo trimestre a barriga já começou a aparecer, para ele a chegada do bebe é mais real... e logo depois soubemos o sexo. Não foi bem aceite à primeira - em dois dias já estava conformado com a ideia de ser uma MENINA.


Por isso a preparação para a chegada de um bebé propriamente dita, não foi algo com que tivemos especial cuidado... porque já era triplamente desejado mesmo antes de chegar o positivo.



No entanto, uma irmã é uma coisa boa. Um desejo dele. Uma enorme felicidade crescermos enquanto família... por isso queremos que ele faça parte activamente nas escolhas para a bebé... Já que não podemos escolher o sexo... Mas tudo o resto é falado em conjunto e todos temos de estar de acordo - é o combinado!


Foi ele escolheu o nome da irmã - CONSTANÇA - e diz orgulhoso ( repetidamente ) a toda a gente. Adora ajudar a escolher a roupinhas para a mana e é muito cuidadoso com tudo o que é dela. Já fez uma selecção de uns quantos brinquedos seus que considera de bebé e que serão para a mana .


Chegado o 3° trimestre as coisinhas que eram dele vão aparecendo para lavar e tal ... Outro pedido que nos fez... Foi, para que a irmã ficasse com ele no seu quarto. Dizia especificamente o sítio onde gostava que colocássemos a caminha dela... Logo ao lado da dele. E aí começaram as negociações...


Decidimos que se iríamos ceder, e realizar essa vontade de ter a irmã pertinho dele... a caminha ( que já é de família ) já está no seu quartinho, tal e qual como ele a idealizou. Foi a nossa surpresa de Páscoa para ele. - ADOROU! - No entanto, explicamos-lhe que quando a bebé nascer irá ser muito pequenina, precisará muito da mãe, irá chorar de noite para mamar e por isso ficará num bercinho no nosso quarto para que não o acorde. Durante o dia ele pode e deve ajudar tomar conta dela - para já aceitou a negociação - Se irá resultar... ou até quando irá ser assim...Não sabemos ... isso dá texto para próximos capítulos.


O que temos realmente tentado trabalhar muito por aqui é como a nossa vida mudará com a chegada da bebé. - e ele será o irmão mais velho terá de aprender a ter paciencia... porque o seu tempo também chegará.

  1. A bebé irá nascer muito pequenina, e não irá logo brincar com ele.

  2. Vai precisar de mamar e de muito colo, mas haverá sempre colo para ele também..

  3. A Mãe não vai poder estar sempre a brincar só com ele, mas haverá tempo para ele.

  4. Nos primeiros tempos a Mãe vai estar mais cansada mas o pai estará para ajudar e mimos e brincadeiras não iram faltaram...

  5. Haverá SEMPRE Amor e colo para os dois...

Os primeiro tempos serão mais difíceis ... SIM ... Mas ela vai crescer bem rápido e logo logo poderão brincar os 2.


Ele sabe, e fala abertamente, que a irmã vai precisar de muito colo, de mamar e de muitos cuidados... Mas também sabe que haverá sempre tempo para ele. Aceita, compreende ... E até responde adequadamente quando provocado por terceiros, que lhe dizem que vai perder o colo. - enche-me de orgulho o meu principezinho!

Mais uma vez não estou a seguir nenhum manual ou lista infalível para uma parentalidade perfeita . Quem me dera que isso existisse e que realmente assim fosse - Mas Não! Estou apenas a seguir o que o meu coração de mãe, cheio de duvidas e medos, me diz para fazer. Se é este o caminho !? Se será tão simples quanto parece agora ... tenho mais duvidas que certezas. Mas tenho a certeza de duas coisas apenas: tudo farei para nunca lhes falte Cuidados e AMOR.

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Blogger Icon

© 2018 por Mãe de Trazer por Casa

bottom of page