Amamentar é Alimentar com Amor...
- Catarina Claudino
- 3 de ago. de 2016
- 2 min de leitura


Não penso, de todo, que uma Mãe que opta por não amamentar AMA menos o seu filho. No entanto, Aquelas que tomam a decisão de amamentar precisam dedicar-se em pleno à missão de alimentar o seu bebé com muito AMOR.
Não é tão fácil, nem tão natural como se espera... os bebés nascem aptos a mamar, mas não vêm com técnica, tal como nós Mães... precisam ambos de treino... a natureza vai falar mais alto e cedo ou tarde ambos se encontram neste acto de amor... mas exige paciência, dedicação, mas principalmente muito AMOR.
Hoje 18 meses depois deste post ainda amamento. O Lourenço ( de 20 meses) mama de manhã, por vezes à tarde e antes de dormir, mas mamou em exclusivo até aos 6 meses. Nem sempre foi fácil mas valeu e vale muito a pena, porque acredito que o leite materno é o melhor alimento nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser o melhor complemento nutricional depois de iniciada a introdução de alimentos.
O principezinho cá de casa nasceu no Hospital Stº André em Leiria "Hospital Amigo dos bebés", e tive todo o apoio e incentivo na minha decisão de amamentar... Não foi fácil, ( como podem ler no link a cima) , mas o suporte emocional dado pelas enfermeiras naquele momento inicial, bem como todas as dicas e ajuda nas horas das mamadas, foi fundamental. Obrigada a todo o corpo de enfermagem da Maternidade do Hospital Stº André São 5*.
Vantagens da amamentação São múltiplas as vantagens, quer a curto, quer a longo prazo, tanto para a mãe como para o recém-nascido. - Previne infecções gastrointestinais, respiratórias e urinárias entre outras doenças;
- Protege de alergias, nomeadamente as específicas para as proteínas do leite de vaca;
- Permite sentir o prazer único de amamentar;
- Facilita o útero a retomar o seu lugar (involução uterina) precocemente;
- Diminui a probabilidade de adquirir cancro da mama, entre outros;
- Constitui o método mais barato e seguro de alimentar o bebé.
Mas Vantagens e Desvantagens à parte o importante é a Mãe se sentir bem com a sua opção, de forma a poder transmitir ao seu bebé conforto e protecção... Tudo o que os nossos pequeninos precisam é de se sentirem amamos e protegidos.
Não Percam o Encontro Nacional de Amamentação - Portugal -
Em Leiria - 7 de Agosto - das 17:30h às 20h - No Parque da Cidade (junto ao Avião)
Comments